Rua Protásio Alves 102 - CEP 78895-394 Sorriso, MT

4 dicas para cevar o chimarrão sem entupir

Um bom mate é sempre um bom amigo. Contudo, caso o seu amigo esteja bem entupido, o chimarrão pode significar mais esforço que recompensa…

Ao preparar um bom mate, temos de garantir uma boa erva e a temperatura adequada da água. Contudo, os cuidados no preparo para que o mesmo não entupa também são essenciais.

Ainda, melhor que saber desentupir o chimarrão é saber prepará-lo de maneira que o mesmo não entupa num primeiro momento.
 

Confira abaixo 4 dicas para preparar o chimarrão sem entupir:

1. Construa bem a parede do Chimarrão

Talvez a principal das dicas seja esta.  Tomar os devidos cuidado ao cevar (preparar) o mate é bem mais simples de desentupir um mate já entupido.

Construa bem a “parede” do mate antes de adicionar a água. Esta é sem dúvidas uma excelente prática.

Pessoalmente, ao cevar um chimarrão com uma erva bem fina, gosto de compactar a parede. utilizando a própria bomba. Logo em seguida, adiciono a primeira água (temperatura ambiente).

Após adicionada a primeira água, é recomendável esperar ao menos 1 (um) minuto, antes de introduzir a bomba. Este tempo serve para que a erva absorva bem a água, garantindo assim uma parede bem estável para o seu chimarrão.

2. Escolha a bomba apropriada para o tipo de mate que está fazendo

Os diferentes tipos de bomba influenciam a “fluidez” do mate. Bombas com maior número de poros ou que possuem poros maiores tendem a entupir menos.
 

Para àqueles menos experientes, uma regra geral é válida: bombas com maior número de poros tendem a entupir menos.

3. Escolha o tipo de erva-mate mais adequado

Existem diferentes tipos de erva-mate. De modo geral, existem ervas distintas para diferentes tipos de mate.

Mesmo no caso do chimarrão, você pode escolher entre ervas de granulometria mais grossas ou finas, defumadas ou não, de sabor adocicado ou amargo.

Ervas de maior granulometria tendem a entupir menos. Caso prefira misturar diferentes ervas-mate, opte por deixar a erva mais grossa mais ao fundo da cuia, próximo ao filtro da bomba.
 

4. Utilize o filtro de bomba 

Uma dica final seria o filtro de bomba, ou “camisinha”. Ele é utilizado geralmente com ervas de granulometria fina. Ele impede que o excesso de partículas obstrua os poros da bomba.

E por último, e não menos importante: Quando estiver com o mate pronto, não mexa na bomba!

Ainda, os movimentos com a bomba podem fazer com que o mate desmorone, ou que partículas da erva se misturem ao líquido, o que favorece o entupimento.

Fonte: Mate In Box

Siga nas redes sociais
Atendimento
(66) 99901-3644
© 2021 Cor e Sabor. Todos os direitos reservados.
Whats